plano amostral
Serà usada a tècnica da amostragem sistematica, com a selecção feita por amostragem aleotòria simples. O estudo vai abragir todos adolescentes e jovens que frequentam os centros de concetração e diversão da cidade de maputo (baracas, discotecas, etc) convicto destes recolher informações atraves de um inquerito.
Uma característica desse plano amostral, a seleção sistemática de individuos para a aplicação do questionário justifica-se pela facilidade de aplicação do processo de seleção das unidades amostrais, sem a necessidade de se dispor de um cadastro prévio dessas unidades; ou seja, o cadastro vai sendo construído ou atualizado durante o percurso da recolha, pelo inqueridor.
A selecção sistematica deve obedecer o mesmo princípio da amostragem aleatória simples de iguais probabilidades de pertencer à amostra para todos os componentes da população estudada. No entanto, prevê a coleta de dados ao longo de um período de tempo e arbitrar um ritmo para tomada de unidades da população para compor a amostra.
Como não temos examentente a lista dos nomes dos individuos da população pos so temos levantamentos feitos pelos proprietarios das casas seleccionadas da media dos jovens que usualmente frequentam nos seus estabelecimentos .
Designaremos por N a população de referência e n o tamanho da amostra que se pretende recolher no campo. Para difinir-se o mètodo de tomada de unidades amostrais usar-se-à a fómula k=N/n, onde k é a razão de uma progressão aritimética.
O primeiro termo desta progressão serà escolhido de uma forma aleatória simples através de um sorteio de indivíduos pertecentes a N enumerados de 1-k, e se o soteado for nº x teremos como parte da nossa amostra os indivíduos x, x+k, x+2k, x+3k, x+4k,...,x+nk.